crm-gestao-de-vendas

CRM | Sua Gestão de Vendas mais efetiva e lucrativa

Como um sistema CRM pode ser benéfico para sua gestão de vendas?

O CRM vem mudando completamente o fluxo de trabalho das equipes de vendas no mundo inteiro, ajudando a maximizar seus resultados e planejar metas cada vez mais realistas.

As métricas obtidas por meio dele fazem com que o gerenciamento das vendas se desenvolva num ritmo completamente diferente, com negociações mais eficientes e melhor qualidade de atendimento.

Essa ferramenta auxilia a gestão de vendas do início ao fim e otimiza completamente todos os processos da equipe comercial. Resultando num trabalho nitidamente mais especializado e clientes cada vez mais satisfeitos.

Gestão de vendas

Uma boa gestão de vendas é feita com muita organização e dedicação de uma equipe de vendas. Eles precisam organizar uma série de processos para ter uma negociação tranquila e assertiva ao mesmo tempo.

Organização é o pilar mais importante para qualquer venda bem sucedida, ela ajuda o profissional a atingir suas metas sem muito desgaste, aumentando também sua qualidade de vida e a eficiência de seu trabalho.

Porém, o dia a dia de um profissional de vendas é repleto de tarefas. Ligações, e-mails, follow-ups, contratos, relatórios, etc. Cumprir uma agenda como essa e ainda precisar organizar todas essas informações durante o expediente pode ser muito desgastante para o membro de seu time.

E um bom dashboard onde pode visualizar suas tarefas, metas e medir seus resultados é importantíssimo para o desenvolvimento de seu trabalho e para o aumento dos resultados da equipe inteira.

Por isso, um recurso adequado para auxiliá-lo em sua jornada de trabalho é indispensável, e a ferramenta perfeita para isso é um bom CRM.

CRM | Sistema de gestão de vendas

O sistema CRM é o braço direito da equipe de vendas, nele, todos os processos podem ser otimizados, compromissos agendados, e lembretes configurados. É a ferramenta que tira todo o peso dos ombros do vendedor, organizando todas as informações necessárias e permitindo que o profissional foque naquilo que mais gosta de fazer, construir relacionamentos positivos com seus clientes e atingir suas metas.

A gestão de vendas no CRM substitui qualquer outra ferramenta que o vendedor poderia precisar antes de conhecê-lo, é possível cadastrar todas as informações de seus leads de forma segura, na nuvem, para poder ser acessada de qualquer lugar.

Todo o processo de venda e pós-venda é administrado dentro dessa ferramenta totalmente otimizável. Nela é possível realizar agendamentos de seus atendimentos, follow-ups e reuniões e ativar lembretes para que tenha a certeza de não esquecer nada e não deixar nada pendente. Afinal, o cliente do mundo digital quer tudo na hora.

Gestão de equipe de vendas

Além de tudo isso, o CRM também possibilita a visualização de metas da equipe, deixando simples a análise de resultados e de processos. Numa equipe, é possível analisar os resultados de cada profissional individualmente e de grupos e equipes separadas também.

Isso é extremamente importante para o desenvolvimento dessa equipe, sendo possível identificar padrões de processos que possuem mais conversão e adaptando o trabalho de toda a equipe para maximizar os resultados.

Além de identificar os fatores que parecem atrapalhar os resultados da equipe e ajustá-los. Como foco em regiões ou contas que não tem tanta aderência ao produto ou serviço oferecido.

As métricas são essenciais para o sucesso de uma gestão de vendas. Identificar os pontos chave e focar neles. O simples horário de uma ligação pode fazer a diferença no sucesso de uma negociação.

Tipos de CRM para gestão de vendas

Existem basicamente 4 tipos de sistemas CRM, cada um tem sua função numa gestão de vendas e são importantíssimos para atingir o melhor resultado com o menor esforço possível.

A utilização de um bom sistema CRM vai diminuir significativamente os recursos necessários para uma venda bem concluída e vai exigir menos do profissional, aumentando sua produtividade.

Escolher aquele que melhor te atende em cada situação vai impactar expressivamente os resultados de sua equipe

CRM Operacional

Na gestão de vendas o CRM operacional é a ponte entre o cliente e a equipe de vendas. Aqui é feita toda a organização de contatos, follow-ups, produtos dos quais o cliente se interessou e o resultado de cada negociação.

Por meio desses dados é possível traçar uma persona para cada produto comercializado pela equipe para fins estratégicos e de atendimento, ficar atento aos padrões de atendimento e os resultados que eles trazem vão fazer toda a diferença.

Também é o responsável por toda a otimização dos processos de venda, é ele que vai lembrar o profissional de todos os compromissos que ele tem no dia e na semana, e oferecer todo o suporte e todos os dados necessários para cumpri-los.

O CRM operacional também coleta e armazena todos os dados dos clientes na nuvem, para serem posteriormente analisados para fins de melhorar os processos e consequentemente otimizar todo o marketing dos produtos.

CRM Colaborativo

O CRM colaborativo é o responsável pela integração de todas as equipes de todos os setores de uma empresa, ela facilita o compartilhamento de dados, evitando a necessidade de relatórios extensos e facilitando a comunicação entre as equipes através depor meio de dashboards.

Entender o cliente é importante para todos os setores, e um CRM que é focado na integração de dados entre as equipes para que todos possam trabalhar focados no cliente,  otimiza completamente todos os processos de uma empresa.

Desde a primeira ligação fria feita pelo representante de vendas, até a publicidade que é oferecida em todas as etapas do funil, são planejadas e articuladas para se conectar da melhor maneira possível. Ademais, ter esses dados atualizados em tempo real pode fazer toda a diferença no sucesso de uma campanha.

CRM analítico

O CRM analítico é o que dá sentido a gestão de vendas bem realizada, todos os dados coletados pelos representantes de vendas serão analisados para melhorar o desempenho de todos os processos.

A análise dos dados obtidos transforma a gestão de vendas em um gerenciamento inteligente, tudo é calculado para que os resultados sejam cada vez mais eficientes. Tudo o que foi realizado é analisado através de números, gráficos e métricas, traduzidos em dashboards visualmente atrativos e de fácil compreensão.

Também é uma ferramenta essencial para uma boa visualização de dados, ajudando ainda mais a definir as personas, traçar novas estratégias e as próximas metas das equipes.

CRM Estratégico

Agora sim, sua equipe de vendas coletou todos os dados, compartilhou com as equipes necessárias e analisou tudo isso, agora é a hora de transformar tudo isso numa estratégia de vendas precisa.

  • Quais personas mais compram meu produto?
  • Em quais canais elas estão?
  • Que conteúdo ela consome?
  • Qual o horário mais adequado para contatar?
  • Que contato é mais efetivo para meu público?
  • Por onde mais vejo? Telefone, e-mail, site, presencialmente?

Essas são algumas perguntas que, após analisadas, ajudam a afunilar ainda mais sua persona, focando os esforços de sua equipe para as atividades que geram mais impacto, aumentando cada vez mais seu ROI e outros KPI’s.

Benefícios do CRM na gestão de vendas

Um bom sistema de CRM é indispensável numa gestão de vendas efetiva, ela se incorpora rapidamente na rotina da equipe. O CRM facilita todos os processos, mede os resultados, ajuda a cumprir prazos e produzir métricas assertivas para o desenvolvimento da empresa.

Ele ajuda a diminuir seu CAC e a adquirir clientes cada vez mais qualificados, contribuindo para negociações cada vez mais suaves para os clientes e menos cansativas para a equipe.

A melhora no atendimento e pós-venda também é nítida, ao invés de pedir uma série de dados de seu cliente para começar o atendimento, apenas pelo número de telefone já é possível puxar do sistema todo o histórico que aquele cliente tem com a empresa, tornando tudo mais simples.

Com a dedicação da equipe para manter o sistema bem organizado, o fluxo de trabalho muda completamente. A gestão de vendas diminui a sobrecarga da equipe e evita o burnout desses profissionais, além de deixar o contato com o cliente agradável do início ao fim, valorizando o tempo dos profissionais e do lead.