mulher utilizando um óculos de realidade virtual

Como a tecnologia vai ajudar a superar a crise pós-pandemia?

Neste artigo apresentaremos ações que trarão a tecnologia como ferramenta essencial no suporte para superar obstáculos em cenário de pós-pandemia.

A pandemia do coronavírus está mudando a rotina de milhões de pessoas, forçando os líderes empresariais a encontrarem maneiras de se recuperarem, se adaptarem e até prosperarem em um mundo pós-pandemia.

Embora nenhum de nós possa prever o futuro, há algumas coisas muito práticas que podemos fazer agora para ajudar os negócios a avançar, e maximizar a resiliência é uma delas.

Claro, existem todos os tipos de resiliência, mas não estamos falando sobre habilidades de gerenciamento pessoal ou individual. Estamos falando em aproveitar ao máximo a resiliência existente em sua plataforma de tecnologia.

Todos nós precisamos acelerar o processo de encontrar o chão no “novo normal’, e cinco áreas da tecnologia podem oferecer resiliência crítica.

A alavancagem dessas cinco áreas essenciais permitirá que você se adapte mais facilmente às necessidades de seus clientes, fornecedores e funcionários, para que você possa navegar melhor pelos eventos atuais e pelos desafios futuros.

1.Você deve ter transparência de dados

Pode parecer óbvio, mas muitas organizações ainda não têm uma boa visão de dados. Isso não é negociável para a tomada de decisão, especialmente agora, o que significa que você deve ter um meio eficaz de extrair valor dos seus dados.

Você precisa entender o que está acontecendo na economia, no seu setor e no seu próprio negócio, e tudo isso começa com os dados. A maioria de nós não possui nossos dados em um único local organizado.

Existem os principais fundamentos a serem abordados aqui em relação à orquestração, qualidade, segurança e acessibilidade dos dados (volume x qualidade x uso determina quanto valor você obtém).

2.Com tecnologia, você deve ser capaz de agir rapidamente

Os dados por si só são inúteis sem ação, mas é importante lembrar que a tecnologia mais inteligente da sua organização é o seu time.

Nenhum algoritmo pode substituir os seres humanos na compreensão do contexto completo do que está acontecendo, mas a tecnologia pode acelerar e aumentar significativamente nossa tomada de decisão.

Certifique-se de que sua plataforma de análise possa se adaptar às circunstâncias atuais, aproveitar os dados conectados e que sua equipe possa acessar facilmente essas ferramentas para obter dinâmicas rápidas.

Ajustar regularmente sua estratégia de negócios provavelmente será a norma no futuro. Novas áreas de crescimento e oportunidade serão conquistadas por quem puder girar continuamente, conforme necessário.

3.Certifique-se de que você pode automatizar de forma inteligente

A maioria das organizações confia nos sistemas ERP para automatizar e otimizar seus processos de negócios, e há enormes ganhos com a RPA (Robotic Process Automation – Automação Robótica de Processos), como automatizar tarefas manuais e repetitivas para maior velocidade, eficiência e agilidade com o toque de um botão. Navegar na ruptura de uma economia globalmente retraída não é o momento de tolerar sistemas desatualizados ou ineficiência.

4.Verifique se a sua tecnologia oferece flexibilidade e escalabilidade

A capacidade de integrar e estender seus sistemas nunca foi tão crítica ou valiosa. A rápida adaptação e inovação agora devem ser uma competência essencial para que você possa adaptar os processos de negócios sem alterar os sistemas principais e adicionar rapidamente soluções pontuais para obter vantagens competitivas.

5.Reinvente sua organização, conforme necessário.

Isso significa definir sua base tecnológica a longo prazo em uma única plataforma de nuvem que pode alavancar o poder de ambientes hiper escaladores e criar um mecanismo de inteligência de missão crítica e alavancar todo o seu ambiente existente. Sistemas e aplicativos separados e desarticulados não apenas limitarão sua capacidade de se reinventar e se adaptar, mas potencialmente impedirão sua sobrevivência.

O que esperar do futuro?

tecnologia e dados

Todas as empresas estão sendo impactadas por essa pandemia, positiva ou negativamente. Essa pandemia é única em muitos aspectos:

  1. ocorre em todo o mundo
  2. afeta todas as linhas de negócios
  3. afeta de maneira diferente
  4. é imprevisível em relação à data de término

No entanto, todos os grandes eventos também são uma oportunidade única.

O primeiro passo para orquestrar uma recuperação é fazer um balanço:

  • Como sua organização foi afetada pelo evento?
  • Existem dimensões internas e externas a serem consideradas tais como: como o evento impactou as habilidades da sua organização de operar normalmente ou eficientemente?
  • Como o evento impactou seu mercado?
  • Como o evento afetará o sucesso da sua empresa no futuro?

As empresas, dependendo da situação em que se encontram, precisam diminuir sua base de custos, aumentar sua produtividade, acelerar seu ciclo de valor, precisam atuar tanto a curto quanto a longo prazo, idealmente dentro de uma estratégia geral pós-pandemia.

A economia pós-pandemia trará mudanças duradouras que vão redefinir como as organizações vendem, interagem e operam. Os fornecedores terão os mesmos altos e baixos que você, exigindo abordagens mais autônomas e em rede.

Da mesma forma, os clientes nos forçarão a reconsiderar o objetivo principal de nossas organizações, reformulando as expectativas em torno de políticas, produtos e prestação de serviços.

A tecnologia é vital para capacitar a resiliência necessária para o caminho a seguir. Na verdade, é difícil pensar em navegar por esse caminho sem contar com as ferramentas e soluções que vão gerar mais inteligência de negócios.