Equipe de vendas

Conheça os benefícios de um dashboard 360º para a equipe de vendas

Qual o perfil dos atuais consumidores? Conectados e informados durante as 24 horasos consumidores hoje participam de redes sociais em tempo real, interagem com amigos e compartilham preferências e opiniões através de seus dispositivos móveis. Procuram interações rápidas e simples, relevantes e personalizáveis, em qualquer momento e lugar.

E, claro, esperam das marcas respostas de qualidade e instantâneas, que os ajudem a resolver suas dificuldades. Por isso, as equipes responsáveis pela gestão comercial e atendimento precisam contar com informações em tempo real, contextualizadas, entregues em um dashboard 360º. para visualizar rapidamente tendências e aspectos pontuais, com quadros, indicadores e sinalizações de status.

Antes, diante de uma oportunidade espontânea, o vendedor tinha que tratar com seu potencial cliente sem conhecer seus hábitos de consumo, suas necessidades ou suas preferências na hora de concretizar a venda. Hoje ele pode ter toda a informação que precisa em tempo real em um dashboard no smartphone, transformando as “toneladas” de informação que se produz no dia a dia em recursos para otimizar a gestão de vendas, gerar valor e aumentar a fidelização.

Uma visão 360º. do cliente

No ambiente de negócios altamente competitivo de hoje, a experiência do cliente se tornou o novo diferencial para as organizações. A expectativa dos clientes continua crescendo. Não é mais suficiente apenas reagir aos seus problemas. Ao compreender as necessidades, as preferências e o perfil social dos clientes, as empresas podem se envolver proativamente com os consumidores para criar experiências personalizadas e diferenciadas que geram confiança.

Recursos exclusivos apresentados em dashboards transformam visões em ação e facilitam a interação com clientes de forma personalizada — dentro de um contexto relevante e em tempo real. Isso permitirá que as organizações criem excelentes experiências para os clientes e atinjam excelência operacional ao capacitar uma força de trabalho móvel, fomentar a colaboração, executar transações mais rapidamente e garantir um tempo melhor de resposta.

Esse engajamento permite que as equipes de gestão de vendas conquistem níveis mais altos de fidelidade e maximizem o valor proporcionado aos clientes, além de otimizar recursos para gerar mais valor tanto para clientes quanto para acionistas. Essa inteligência é que vai ajudar as empresas a vender melhor, prestar serviços melhores e proporcionar experiências verdadeiramente marcantes para os seus clientes.”

Com recursos de Business Intelligence, os dados apresentados em dashboards 360º. têm a função de oferecer inteligência de forma intuitiva e visual, processando dados, permitindo seu fácil acesso e atualização pela equipe de vendas, além de fornecer informações importantes para os vendedores nas tomadas de decisão e identificação de oportunidades.

Ao final, essa visão 360º. do cliente irá entregar à gestão de vendas a capacidade de obter:

Visão em tempo real: As organizações terão visões proprietárias dos clientes, entenderão suas necessidades e preferências e poderão prever comportamentos. Essa visão de 360º. em tempo real sobre o cliente se baseará em interações front-office e transações back-office mais precisas e em informações disponíveis publicamente nas redes sociais. As organizações poderão acessar grandes volumes de dados em períodos mais curtos de tempo, elevar significativamente a velocidade dos processos existentes e revolucionar a tomada de decisão — em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

Interações em tempo real: As empresas serão capazes de explorar a percepção em relação aos clientes em tempo real para manter interações individuais por meio de qualquer canal. As organizações serão capazes de oferecer uma experiência diferenciada para os clientes e ofertas altamente personalizadas que vão refletir com precisão as necessidades e desejos específicos de cada consumidor. Elas serão capazes de agir com base em informações à medida que elas surgem e interagir proativamente com clientes para resolver problemas, apresentar novos produtos e serviços e decidir a respeito de futuras ações.

Execução em tempo real: As empresas serão capazes de instantaneamente executar processos relacionados a clientes, além do front-office, cumprir verdadeiramente a promessa da marca e gerar experiências diferenciadas para os clientes. Isso permitirá que as empresas realmente transformem e capacitem os funcionários de linha de frente para melhor interagir com o consumidor nas funções de marketing, vendas e serviços.

Análises em tempo real: As empresas serão capazes de analisar o desempenho dos pontos de venda e gerarem por meio do uso de dashboards, desenvolvidos previamente, relatórios interativos e com os principais indicadores de desempenho (KPI). Também poderão analisar promoções para entenderem o ROI e o impacto em tempo real, emitindo alertas para um sistema de pronta resposta que promova um melhor desempenho.

O mercado está mudando e o protagonista desta transformação é o cliente. Um cliente hiper conectado e cada vez mais informado, que exige uma experiência de compra personalizada. Para poder responder a esta necessidade, é importante estabelecer um vínculo mais forte e considerar, inclusive, que o vendedor é parte do produto: quando não se pode diferenciar com clareza as vantagens de um produto com outro, a estratégia da gestão de vendas deve ser uma boa experiência de compra.