Transformação digital

Transformação digital: saiba quais tecnologias estão possibilitando experiências inovadoras

Se você já entendeu que o primeiro passo do caminho para a transformação digital deve começar internamente, você está um passo a frente para oferecer inovação em experiências do cliente. Caso ainda esteja em status de idealização ou ainda está bem no começo, não há problema. O artigo abaixo te ajuda a entender melhor esta novidade do mundo corporativo.

A transformação digital trouxe consigo diversas tecnologias inteligentes que moldaram a computação corporativa atual e redefiniram estratégias, fazendo surgir o que vem sendo chamado de Empresas Inteligentes, as quais proporcionam inovação em experiências nos processos em toda a sua cadeia produtiva. As Empresas Inteligentes têm como premissa a transformação digital e aplicam tecnologias inteligentes orientadas por dados para automatizar seus processos e para tomar decisões mais assertivas.

A Empresa Inteligente é aquela que aproveita os laços entre o mundo físico e o mundo digital para melhorar a visibilidade e mobilizar insights que criem melhores experiências de clientes, gerem eficiências operacionais, capacite seus colaboradores, permita novos modelos de negócios e que se faça mais com menos.

As tecnologias inteligentes estão conduzindo as empresas a uma próxima geração de economia de valor, com um novo modelo de negócio e de planejamento estratégico, e inovações em experiências, que envolvem:

O novo ecossistema – eliminando silos de dados e automatizando a conversão e a integração de dados. Permite reconhecer padrões ocultos e fornece nova inteligência para atender clientes e colaboradores.

A nova força de trabalho – transformando a experiência no local de trabalho, com mais conectividade e engajamento de toda a força de trabalho. A transformação digital proporciona a flexibilidade para atrair, desenvolver e reter os talentos certos e proporcionar aos colaboradores experiências inovadoras pessoais e baseadas em função, já que à medida que ocorrem mudanças na dinâmica do mercado, novas habilidades tornam-se necessárias.

O novo patamar da produtividade – inovadoras tecnologias de gestão permitem direcionar recursos escassos para áreas em que terão maior impacto, simulando o resultado das possíveis opções. Processos empresariais baseados em dados estimulam novos fluxos de receita e crescimento, e permitem se adaptar mais rapidamente às mudanças – alocando recursos escassos aos locais de maior demanda.

A nova experiência do cliente de ponta a ponta – entregando uma profunda compreensão dos clientes, permitindo prever e atender de maneira proativa suas necessidades e oferecer a eles uma experiência excepcional, personalizada e diferenciada. E também prever a demanda, contratar os melhores fornecedores, criar e fabricar produtos personalizados, proporcionando experiências únicas que encantarão os clientes.

A jornada rumo à transformação digital

Digitalizar processos, atender às necessidades do cliente, engajar talentos e criar modelos de negócio disruptivos são algumas etapas da transformação digital que diferenciam as Empresas Inteligentes das demais. Estudo da SAP, empresa fornecedora de soluções voltadas para CX (Customer Experience) da qual somos parceiros, apontou que 93% dos executivos sinalizam que a adoção de tecnologias inteligentes, como Machine Learning, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Blockchain e Realidade Aumentada/Virtual, são fundamentais para o sucesso de seus processos de transformação digital.

O estudo consultou 740 executivos, tomadores de decisão de TI em empresas de diversos segmentos do mercado, inclusive do Brasil. Para participar, as empresas consultadas cumpriram dois critérios importantes:

  1. estar passando ativamente pelo processo de transformação digital
  2. ter implementado iniciativas com pelo menos duas tecnologias emergentes.

Os respondentes apontaram a busca por vantagem competitiva como principal fator para adoção das tecnologias inovadoras. As empresas consultadas estão implementando ou já implementaram tecnologias que incluem:

Estudo da SAP

A pesquisa também revelou que, tendo as jornadas de transformação digital como prioridade, as organizações estão otimizando cada vez mais os processos existentes para elevar os níveis de eficiência, ampliando processos para gerar mais valor e transformando os modelos de negócio para abrir novos fluxos de receitas. Além disso, 92% das empresas demonstraram alto interesse por plataformas capazes de unificar os dados coletados/gerados pelas tecnologias inteligentes e os processos de negócios.

“O estudo mostra que as empresas estão investindo em diferentes tecnologias inteligentes e que o principal objetivo é obter vantagem competitiva para os negócios. As empresas estão cada vez mais conscientes que a sobrevivência no mundo digital depende da capacidade de inovar. Mais importante do que adotar uma tecnologia ou outra, é entender a capacidade de conectar pessoas, processos, tecnologia e dados como forma de acelerar a transformação digital, fazendo mais com menos, elevando os níveis de engajamento dos clientes”, explica Rui Botelho, Vice-Presidente da área de Digital Core da SAP Brasil.

Confira algumas das tendências que as empresas estão seguindo para agregar valor às suas organizações e se tornarem Empresas Inteligentes:

Inteligência Artificial e Machine Learning

A IA e o Machine Learning permitem que algoritmos aprendam a partir de dados, alcançando melhores resultados sem que precise haver uma reprogramação. As empresas podem aproveitar esses recursos para eliminar tarefas manuais repetitivas, liberando seus funcionários para a realização de outras atividades. Esse processo pode ocorrer por meio da automatização.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas possibilita uma mudança significativa na produtividade dos negócios. Com ela é possível conectar diversas informações e objetos em uma mesma rede, fazendo com que o mundo físico e o mundo digital se conectem. As análises em tempo real podem prever necessidades de manutenção, assim como identificar potenciais problemas nos processos antes que os mesmos aconteçam.

Análise avançada

Por meio da integração de recursos analíticos avançados em aplicativos, os usuários conseguem analisar dados em tempo real, impulsionando sua tomada de decisão, além de poder simular os impactos de cada estratégia no negócio. Esse tipo de análise permite a antecipação das necessidades dos clientes, colaborando para a promoção de melhores experiências.

Práticas Seguintes

As Práticas Seguintes são um conjunto de etapas que ajudam uma empresa a inovar mais rápido do que a concorrência. Essas práticas são definidas por um conjunto de recursos e resultados, que são possíveis graças às tecnologias inteligentes da próxima geração. Com isso, conseguem responder rapidamente às mudanças do mercado e dinamizar os processos para obter os melhores resultados.

Certamente inovadoras ferramentas automatizam e melhoram processos, mas não há dúvidas de que a resolução dos temas mais complexos que os clientes demandam ficará nas mãos do talento humano.

O ambiente cada vez mais competitivo torna fundamental sincronizar os esforços de cada área da empresa e alinhar equipes e recursos com o objetivo de atingir as metas para se diferenciar com um valor agregado real. As organizações devem ir além da otimização e automatização de processos, já que o mercado exige um conhecimento mais profundo de suas necessidades com funcionários cada vez mais competentes. As equipes devem contar com tecnologias e ferramentas mais sofisticadas (de análise, mobilidade, colaboração, aprendizagem cognitiva, entre outras) que agilizem seu trabalho e, o mais importante, possibilitem uma resposta rápida tanto internamente quanto aos clientes finais.